Crônica
A passagem do tempo
jornal Turma da Barra

O barra-cordense Bruno Noleto Bogea faz sua estreia no TB.
Atualmente é estudante de Direito na Universidade Católica de Brasília,
mas ele sempre relembra os bons tempos de infância nas ruas do grande bairro da Tresidela,
onde ele tem muitas histórias para contar.
A redação do TB saúda a chegada do Bruno Noleto Bogea,
com um bem-vindo, desejando que sua produção de crônicas e artigos seja frequente.
A crônica de estreia é sobre a passagem do tempo.

 

*Bruno Noleto


            E o tempo vai. Arrasta consigo a saudade e os anos, leva adiante as lembranças do que um dia não foi tão importante (quem sabe até fora tido por frívolo), mas que com o seu decurso, tornaram-se excertos plangentes do que é exclusivamente nosso, e em cuja relevância reside o cerne da compreensão sobre nós mesmos.
            E ele não para. Por mais que nossos infortúnios sejam teimosamente atrozes e nossos júbilos sobrepujem os pudores da felicidade, e ainda que tudo fosse ou estivesse razoavelmente explicado por teorias maniqueístas, mesmo assim não nos competiria insurgirmo-nos contra seus ditames, uma vez que embora possamos analisá-lo ou até mesmo entendê-lo, jamais poderíamos contrariar déspota tão onipotente como esse.
            E continua incessantemente. Altivos, egoístas; justos, hedonistas; gênios, altruístas: todos sucumbirão frente à tão indômita força. Nada restou desde o início de tudo e nada ficará para o fim da vida. Lei da criatura: viva ou se deixe viver, posto que isso seja apenas uma questão de opinião, e, portanto, um conceito tão temporal quanto o próprio tempo.
            Por isso, numa análise mais meticulosa do que nos circunda, munido do discernimento requerido para nobilíssima atitude, nota-se que tudo o que fizemos ou iremos fazer são meras abstrações providas de sentido (?), as quais paulatinamente o próprio tempo se encarregará de enterrá-las, seja na memória coletiva dos povos, seja nos átomos do próprio Universo.

*Bruno Noleto Bogea é barra-cordense, estudante de Direito, mora em Brasília (DF)



(TB5fev2012)