Matéria
Governador Siqueira Campo abre dia de campo em fazenda de barra-cordense
jornal Turma da Barra

 


Governador Siqueira Campo
na Fazenda Santos Dumont
Foto: Wilson Rodrigues - Ascom/TO

 

            O governador do Tocantins, Siqueira Campos, foi até a fazenda Santos Dumont, no nordeste do estado, que pertence ao barra-cordense Bita Brasil, na sexta 9, e fez abertura do dia de campo “Campos Lindos, o celeiro do Tocantins”.
            Também estavam presentes os senadores Vicentinho Alves (PR/TO) e Blairo Maggi (PR/MT), o deputado federal Irajá Abreu (PSD/TO), o secretário Nacional de Turismo, Fábio Mota e os barra-cordenses Silas Rondeau, ex-ministro de Minas e Energia, e o vice-prefeito barra-cordense, Aristides Milhomem, que levou a equipe da TV Mirante para documentar o evento.
            Bita Brasil disse ao TB que estava muito contente. “Tou muito feliz. Tudo deu certo.” A festa com a participação do governador do Tocantins, dos senadores, contou com parlamentares, gerentes de bancos e amigos, também levou à fazenda Santos Dumont por volta de 250 pessoas. Somente de aviões foram oito jatinhos King Air estacionados no pátio do aeroporto particular da fazenda.
            Os vizinhos fazendeiros da região, conhecida como MAPITOBA (Maranhão, Piauí, Tocantins e Bania) estavam todos presentes. De manhã cedo, houve uma alvorada, foram hasteadas as bandeiras do Brasil e do Tocantins. O almoço foi um boi a rolete. O governador Siqueira Campos inaugurou simbolicamente a colheita de soja, subindo em uma colheitadeira.
            A fazenda Santos Dumont produz principalmente soja. Usa tecnologia de ponta com uso de satélite. Na safra de 2011 produziu 18 mil toneladas. Em 2012, a expectativa é de se colher 25 mil toneladas. E em 2013, a fazenda deverá alcançar o recorde dos recordes: 40 mil toneladas.
            O barra-cordense Bita Brasil também ajuda Barra do Corda. Todo início de ano, ele doa para o abrigo “Lar dos Velhinhos”, da igreja Católica, bem como para duas cheches de crianças carentes, um caminhão carregado de sacas de arroz. Na parte cultural, Bita Brasil também mandou construir o atual prédio da Academia Barra-Cordense de Letras.

 

Leia abaixo matéria do Governo de Tocantins sobre Dia de Campo na fazenda Santos Dumond

"Governador abre colheita da safra 2012 de soja em Campos Lindos

O governador comandou uma das colheitadeiras que iniciaram, simbolicamente, a colheita da safra de soja 2012

O Governador Siqueira Campos participou na manhã desta sexta-feira, 9, da abertura da colheita de soja 2012 da Fazenda Santos Dumont e da Associação Planalto, dos produtores da Serra do Centro, em Campos Lindos. Participaram do evento a primeira dama Marilúcia Uchoa de Siqueira Campos, o ex-Ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, os senadores Vicentinho Alves e Blairo Maggi e o deputado federal Irajá Abreu. Também estiveram presentes o Secretário Nacional de Turismo, Fábio Rios Mota, o Diretor Nacional de Programa Regionais de Turismo, Carlos Henrique Meneses Sobral, o secretário executivo da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário, Ruiter de Pádua, o presidente do Naturatins, Alexandre Tadeu e pelo superintendente regional do Banco do Brasil, Roberto Cavaliere.

A comitiva foi recepcionada pelo presidente da Associação Planalto, João Benício Cardoso, proprietários da Fazenda Santos Dumont, Raimundo Nonato Brasil e Carlos Alberto de Sá e por produtores locais, entre eles Vilfrido Marques, Gilmar Mendes e Luis Otávio Dalpasquale, que recebeu uma placa em homenagem a seu pai, e Dejandir Dalpasquale, ex-ministro da Agricultura. A mesma homenagem foi prestada ao Governador Siqueira Campos, ex-ministro Silas Rondeau, senadores Vicentinho Alves e Blairo Maggi e senadora Kátia Abreu (o deputado Irajá Abreu recebeu em nome de sua mãe).

O Governador Siqueira Campos comandou uma das colheitadeiras que iniciaram, simbolicamente, a colheita da safra de soja 2012 em Campos Lindos. A região chegou a exportar em 2003, 69,17% da soja de todo o Estado. Apesar do crescimento do plantio da oleaginosa em várias regiões do Estado, Campos Lindos ocupa lugar importante nas exportações tocantinense, alcançando em 2011 o percentual de 42,06% de toda a soja exportada. Foram 298.023 toneladas de soja, que geraram divisas de 147 milhões e 878 mil dólares.

Siqueira Campos acenou para os produtores de Campos Lindos com iniciativas do Estado que possam facilitar o escoamento da produção, como o término o mais rápido possível da ponte sobre o Rio Tocantins, em Barra do Ouro, e o asfaltamento de do que resta da ligação entre Campos Lindos e Barra do Ouro e a melhoria do acesso de Campos Lindos a Recursolândia, o que permite a interligação com a BR-153 em Presidente Kennedy."

(TB/11/mar/2012)